Notícia - "Todas as Mulheres: Quem é você no mundo?" fecha o Mês das Mulheres da UGT

Sob o tema “Todas as Mulheres – Quem é você no mundo?” um evento promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo reuniu lideranças, trabalhadoras e representantes de diversas entidades para debater o papel da mulher na sociedade e no mundo do trabalho na última terça-feira (01), no Teatro 24 de Maio do SESC.

A iniciativa foi idealizada e apresentada por Isabel Kausz, diretora da Mulher do Sindicato.

Temas marcantes foram abordados, como a jornada 6×1, que impacta severamente na vida das mulheres, principalmente as mães, com uma agravante se essa é uma mãe solo. Também foram discutidas questões como gênero e raça, saúde da mulher e inclusão de pessoas com deficiência.

Participantes

Participaram do evento: Maria Edna, secretária da Mulher da UGT Nacional, Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Elaine Akemi, dirigente da FITIASP, José Gonzaga da Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Sandra Tadeu, vereadora, Regina Santana, secretária de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Iona de Souza, gerente do Sesc 24 de Maio e Dra. Marta Lívia Suplicy, presidente do Cofen e da Virada Feminina.

Maria Edna destacou que as mulheres conseguem movimentar o mundo, é só querer. A secretária da mulher da UGT convidou as participantes a realizar um exercício de autoconhecimento: “Se você ainda não se descobriu no mundo faça um exercício simples, quando vocês chegarem em casa se olhem no espelho e olhem no fundo dos seus olhos”, disse Edna.

Elaine Akemi, dirigente da FITIASP, representou a Federação reafirmando o compromisso da entidade com a valorização feminina e a construção de um sindicalismo mais justo, plural e inclusivo. Segundo Akemi: “a transformação que buscamos no mundo começa quando reconhecemos o lugar de fala das mulheres e garantimos que sejam protagonistas das mudanças”.

José Gonzaga da Cruz destacou os desafios enfrentados por trabalhadoras no mercado de trabalho como assédio moral e sexual, desigualdade salarial entre tantos outros desafios. Ele reforçou o compromisso do Sindicato em valorizar as profissionais: “Mais de 30% dos funcionários do Sindicato são mulheres, evidenciando nosso compromisso com a inclusão”.

Ricardo Patah fez o encerramento do evento elogiando o ato e ressaltando que muita gente fala sobre os direitos das mulheres, mas que essas palavras devem virar ações.

“Nós precisamos ter ações, e o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, que tem mais de 80 anos, é um sindicato comprometido com a mulher, é um sindicato feminino. É muito importante ter debates como este. É conversando e dialogando que conhecemos o que as pessoas precisam”, explicou Patah.

O líder dos comerciários de São Paulo destacou as ações do governo Lula de priorizar o salário-mínimo como mecanismo fundamental de distribuição de renda, mas também a Lei da Igualdade Salarial que torna obrigatória a equiparação de salários entre homens e mulheres que exerçam a mesma função.

Mês da Mulher

Promovido em alusão ao Mês das Mulheres, o evento contou com palestras, apresentações artísticas e depoimentos emocionantes, trazendo à tona reflexões sobre a violência de gênero, os desafios enfrentados pelas mulheres negras e periféricas, a invisibilidade das trabalhadoras nos espaços de decisão e a urgência de políticas públicas voltadas à equidade.

Com o auditório lotado, mulheres de diferentes faixas etárias e setores compartilharam suas experiências e reforçaram a importância da solidariedade, do acolhimento e da luta coletiva. O clima de união e força feminina marcou toda a programação, com destaque para intervenções culturais que exaltaram a potência das mulheres na construção de um mundo mais humano.

 


Fonte:  Rádio Peão Brasil - 04/04/2025


Comentários

 

O Mundo Sindical e os cookies: nós usamos os cookies para guardar estatísticas de visitas, melhorando sua experiência de navegação.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.